Petróleo Brent sobe e se aproxima de US$ 50 com expectativa por estímulo nos EUA

Publicado em 05/12/2020 09:34

LOGO REUTERS

NOVA YORK (Reuters) - Os contratos futuros do petróleo Brent avançaram mais de 1% nesta sexta-feira, permanecendo pouco abaixo da marca de 50 dólares por barril, à medida que expectativas de um pacote de estímulos econômicos nos Estados Unidos e a possibilidade de uma vacina contra o coronavírus ofuscam os aumentos na oferta da commodity e no número de mortes por Covid-19.

Um plano bipartidário de 908 bilhões de dólares para auxílio em meio à pandemia ganhou força no Congresso norte-americano.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,54 dólar, ou 1,11%, a 49,25 dólares por barril. Durante a sessão, o contrato atingiu o maior nível desde o início de março, a 49,92 dólares.

O petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,62 dólar, para 46,26 dólares o barril, após tocar máxima de 46,68 dólares.

Ambos os valores de referência engataram a quinta semana consecutiva de ganhos, com o Brent avançando 1,7% no período, enquanto o WTI subiu 1,9%.

"Estamos subindo, apesar de eventos super baixistas --tudo está relacionado aos estímulos", disse Bob Yawger, diretor de Futuros de Energia do Mizuho em Nova York. "Não dá para ir para casa vendido neste fim de semana, porque eles podem assinar um acordo (de estímulos) neste fim de semana."

Preços de diesel, gasolina e etanol nos postos têm maior nível em ao menos 7 semanas

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços médios do diesel, gasolina e etanol nos postos de combustíveis do Brasil subiram ao longo da última semana, atingindo os maiores níveis em pelo menos sete semanas, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicados nesta sexta-feira.

Segundo a reguladora, o valor do diesel, combustível mais utilizado do Brasil, registrou alta média de 1,8% no período, atingindo 3,582 reais por litro.

Já a gasolina subiu 0,88%, com o litro custando em média 4,467 reais.

Os valores de ambos os combustíveis haviam recuado na semana de 22 a 28 de novembro, se comparados à semana imediatamente anterior, mas agora retomaram viés de alta e atingiram o maior patamar desde meados de outubro, quando a ANP retomou seu levantamento de preços após um período de interrupção.

Na última quarta-feira, a Petrobras reduziu o preço da gasolina em suas refinarias em 2%, enquanto o valor do diesel foi mantido inalterado. Em novembro, porém, a estatal havia elevado as cotações de ambos em duas ocasiões.

No entanto, o repasse dos reajustes praticados pela estatal aos consumidores finais nos postos não é imediato, dependendo de uma série de fatores, como margem de distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.

Concorrente da gasolina nas bombas, o etanol hidratado engatou pelo menos sua sétima semana consecutiva de altas --consequentemente, também atingindo o maior valor para o período.

O biocombustível teve, em média, alta de 1,05%, para 3,157 reais o litro, indicou a ANP.

Petrobras cancela projeto de infraestrutura em unidade de gás em Caraguatatuba

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras decidiu interromper o desenvolvimento do projeto de adequação de infraestrutura da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba (SP), informou a empresa em fato relevante nesta sexta-feira.

A estatal citou uma perda na atratividade econômica do projeto, afirmando que a avaliação seguiu premissas de seu novo plano estratégico 2021-2025, anunciado na semana passada, no qual cortou perspectivas de investimentos em 27% frente ao plano anterior.

Com a decisão, as licitações associadas que atenderiam ao projeto também foram canceladas, afirmou a petroleira.

"A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor de seu portfólio e com sua estratégia", acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário