HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Conab reporta início da colheita da segunda safra de milho no Brasil

Publicado em 21/05/2024 10:31
Trabalhos ainda representam apenas 0,4% do total semeado no país e têm destaque em Mato Grosso (0,9%)

Logotipo Notícias Agrícolas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou seu acompanhamento semanal das lavouras brasileiras e atualizou o estágio de desenvolvimento das lavouras de milho da safra de verão 2023/24 e da segunda safra de 2024 no Brasil.                                 

A segunda safra de milho começou a ser colhida oficialmente, com 0,4% do total cultivado no país. Os estados que já iniciaram as atividades são Mato Grosso (0,9%) e Mato Grosso do Sul (0,1%). 

Enquanto isso, as lavouras seguem em desenvolvimento, se dividindo entre 2,9% ainda em desenvolvimento vegetativo, 12,8% em floração, 62,2% em enchimento de grãos e 21,6% já em maturação.   

conab milho 2 safra

Detalhando o desenvolvimento em cada estado, os técnicos da Conab apontam que no Mato Grosso, a colheita foi iniciada em áreas irrigadas, enquanto as demais lavouras seguem se desenvolvendo e apresentando boas condições. 

Outro estado que já tem colheita, de acordo com a Conab, o Mato Grosso do Sul registrou antecipação do ciclo devido ao tempo seco e quente. 

Para o Paraná, os técnicos da Conab indicam que as chuvas e a redução da temperatura favoreceram a quantidade de água no solo e a recuperação das lavouras, em algumas regiões. 

Já em Goiás e São Paulo, a ausência de chuvas está afetando o desenvolvimento de parte das lavouras, assim como acontece em Tocantins, Maranhão e Piauí. 

Ao mesmo tempo, a colheita da primeira safra 23/24 segue avançando no Brasil, saindo dos 68,1% da semana passada e indo para 72,4% do total previsto, percentual menor do que os 77,2% do mesmo período da safra passada.      

Os estados mais avançados na colheita são São Paulo (100%), Paraná (99,8%), Santa Catarina (99%), Rio Grande do Sul (88%), Minas Gerais (83%), Bahia (60,2%), Goiás (45%), Piauí (23%) e Maranhão (20%).

As lavouras de milho primeira safra se dividem em 4,4% ainda na fase de enchimento de grãos e 23,1% em maturação. 

conab milho 1 safra

Os técnicos da Conab destacam que, em Minas Gerais, a colheita está em progresso, com rendimentos inferiores à safra passada, assim como na Bahia, que avança os trabalhos no Extremo-Oeste. 

Piauí e Maranhão tem bons rendimentos registrados até o momento. 

Já no Rio Grande do Sul, as chuvas têm atrasado a evolução da colheita e a alta umidade prejudica a qualidade dos grãos. As estradas bloqueadas impactam na logística do escoamento do produto. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário